Formatos mais curtos de vídeos ampliam o número de visualizações das marcas.

- Marketing Digital Conteúdo


100 milhões.

Esse é o número de vídeos visualizados diariamente no Facebook e, para quem gosta de números, veja mais alguns:

Hoje, na América Latina, são mais de 400 milhões de aparelhos celulares conectados. E estima-se que até 2020, 75% dos acessos à internet sejam feitos através dos smartphones. 

O que tudo isso quer dizer? Que as estratégias de marketing estão, ou deveriam estar, mudando para oferecer cada vez mais uma experiência melhor para este tipo de público.

Entre 2010 e 2015, os anúncios de TV com duração de 15 segundos aumentaram 3,4%, já anúncios com 60 e 120 segundos foram reduzidos da grade. Isto mostra que os anunciantes estão aprendendo a desenvolver corretamente as histórias em um formato mais curto, sem perder a empatia, e isso vale para a internet também.

Voltando a falar de Facebook, um anúncio de 15 segundos tem maior impacto que um vídeo mais longo, e se a maioria dos usuários do Facebook acessa a rede social pelo celular, além de um vídeo curto, que tal um formato otimizado para a tela do mobile? O melhor formato é 1:1 que pode ser visualizado tanto em desktops quanto em dispositivos móveis.


Ainda tem dúvidas? O Facebook fez testes com vídeos de alguns clientes e teve resultados interessantes. Vamos conferir?


Anúncio original da Finish para TV:


E esta é a adaptação:



Com as alterações o anúncio da Finish teve um aumento de 7 pontos em lembrança do anúncio. Aumento de 68% no número de visualizações de 3 segundos e quase 140% na visualização de 10 segundos em relação ao anúncio original da TV veiculado no Facebook.


Outras análises você pode ver direto no site do Facebook: 

https://www.facebook.com/business/news/building-video-for-mobile-feed

Quer ter sucesso em seu vídeo? Então coloque em prática as dicas do Facebook IQ:

Chame a atenção nos primeiros segundos. Suas armas podem ser cores, temas e imagens que evoquem sua marca no início do vídeo e ajudem as pessoas a vincular rapidamente o anúncio à sua marca. Considere a possibilidade de iniciar o vídeo com imagens de estilos de vida e produtos, porta-vozes conhecidos, cenas de ação ou um fundo chamativo para atrair o interesse.

Crie um design para o som desligado. Tenha em mente que muitos vídeos são vistos sem som no feed, expresse sua mensagem mais visualmente. Exibir legendas, logotipos e produtos pode ajudar a comunicar sua mensagem mesmo em silêncio.

Enquadre sua história visual. Não esqueça que seu vídeo será visto em telas reduzidas, então é importante considerar a dimensão e proporção para contar uma boa história também em telas menores.

Seja ousado. Experimente soluções para a sua marca, afinal não existe uma fórmula universal para um vídeo perfeito. Continue experimentando sempre, testando e repetindo, para saber o que funciona melhor para a sua marca e o seu público.


Por: Renata Hashimoto